Atalhos => pagina 1 pag. 2 pag.4 pag.5 pag.6 Final .

  TCE - Tratado Cosmológico Espacial

.

GALERIA .DE .FOTOS

A história da 'Teoria Espacial' contada em fotos (3ª parte)

.

* Clique nas fotos para ampliá-las

Aqui, outra vista parcial do 1º protótipo do "Hidrogravímetro Experimental", como foi batizado. Uma pequena impressora de 20 colunas (inicialmente), só registrava data, hora e nível de dilatação da massa líquida de 30 em 30 min. Neste modelo, os dados ainda eram perdidos, caso não forem impressos, e, sua memória virtual só retia dados de 24 horas corridas.

(QG1-Cps-1986)

Outro experimento importante, consistiu em monitorar as variações (simultâneas) de 3 soluções líquidas distintas, alojadas em tanques de igual valor volumétrico (20,3 litros), sendo um com água destilada (H2O), outro com água+sódio (H2O+Na) e o terceiro com água+cloro (H2O+Cl). O objetivo era saber se existe algum "vilão" nas águas marítimas, responsável pelas dilatações (as marés).

(QG1Cps-1986)

Finalmente o "Hidrogravímetro" ficou pronto em sua aparência definitiva. Foi montado à partir de um raque de som com porta de blindex fumê. Fechado faz lembrar um "púlpito"... Mas, bonito!

Para concluí-lo, Plinio precisou conseguir uma licença médica no trabalho em SP, e se refugiar em Brasília na casa de sua mãe.

(QG3-DF-1987)

 

Vista trazeira do 'Hidrogravímetro', onde ficaram alojados os circuitos eletrônicos analógicos e digitais, como as interfaces de controle, um microcomputador de 8 bit's, conversor A/D e fontes de alimentações isoladas entre si... Uma "parafernália" de componentes! Essa versão, tranferia automaticamente, os dados de 24 horas de leituras para um computador externo (Apple II) via porta serial, que gravava-os em disquetes!

(QG3-DF-1987)

Vista do mecanismo de busca do 'Nível'; carro móvel com um sensor capacitivo. Vista da bureta graduada especial, e do mecanismo de impressão. Aqui, já com uma impressora de 40 colunas para conter as 10 variáveis fornecidas de 30/30 minutos; data, hora, nível, dif. potencial, temperaturas(5) e pressão atmosférica.

(QG1-Cps-1987)

[ Continua na próxima página > ]

< PÁGINAS >